Curiosidades

ABARÁ
Olá, de volta de mais umas férias na Bahia.  Nessa viagem pude experimentar novamente vários pratos diferentes.  Mais o Abará, eu nunca vi aqui no Rio.   Bem característica da Bahia, essa iguaria bem rústica, é muito usada em rituais de candomblé. O abará é o irmão do acarajé.  A diferença é que o abará é cozido na folha de bananeira, enquanto o acarajé é frito.  Eu ainda não fiz, mais comi e adorei.  Bem fácil de fazer.  A massa é a mesma que a do acarajé (feijão fradinho moido), acrescente cebola ralada, sal e dendê e camarão-seco. Misture tudo formando uma massa.  Depois é só enrolar essa massa em pedaços de folha de bananeira e cozinhar no vapor em banho-maria.  Pronto!. Ah, eu tive a oportunidade experimentar a versão de bacalhau.  Essa aí em cima.  Maravilhoso.  Mais eu prefiro o de camarão.  
Uma dica.  Fazer a massa do acarajé é chatíssimo e trabalhoso.  Eu pude trazer a massa já pronta (o feijão moído), tenho congelada.  Aqui acho que conseguimos encontrar na Feira de São Cristóvão.



 MEU PÉ DE MANJERICÃO!


Tive que escrever sobre o meu manjericão. Impressionante como cresce. Comprei há alguns poucos meses, fiz duas mudas e ele não pára de crescer. Lindo e cheiroso, enfeita e perfuma todas as minhas receitas. Com certeza é um dos melhores temperos na culinária. Versátil, se adapta em qualquer receita e prato, dando sabor e perfume sem alterar os sabores. Vale a pena ter um “pezinho” de majericão em casa. Muito, muito fácil de cultivar. Só precisa de muita luz e muita água. Pronto, depois é só colher.

  

O QUE SÃO PICLES????
Picles são vegetais ou verduras em conserva.  Há mais ou menos quatro mil anos atrás na mesopotâmia, já era muito fácil encontrar alimentos em conserva. Até porque era uma das maneiras de conservar os alimentos.  A salmoura era a única técnica para a conservação dos alimentos.  Depois o vinagre também se tornou bem popular.  Nos dias de hoje, principalmente nos países das américas, o pepino é o mais importante e comum picles que conhecemos.  Mais nada impede que você misture outros vegetais e legumes.  A minha mãe faz com vagem, brócolis, cenourinhas, cebolinhas, o pepino (claro) e pimentinhas biquinhos.  É só cozinhar os legumes (cada um separado), ferva o vinagre.  Depois coloque tudo em um vidro que feche muito bem. Deixe essa conserva por pelo menos 02 semanas sem abrir.  Quanto mais picante, melhor!  Pra quem gosta, sirva como aperitivo!  Fica bem gostoso.




AS ERVAS EM NOSSAS VIDAS!

Há muito tempo sabemos da importância dos temperos em nossas vidas.  As ervas além de perfumarem e colorirem os alimentos, tem propriedades benéficas para nossa saúde. Eu consumo muito todos os tipos de ervas.  Ficam bem em qualquer prato, é só inventar. Eu uso açafrão até no omelete.
Eu pesquisei sobre algumas mais utilizadas na culinária.  Os benefícios são inúmeros, parece mentira que pequenas folhinhas e grãos façam tão bem à nossa saúde.  Então aí vão algumas:


 MANJERICÃO
Sabe-se que os hindus foram os primeiros povos a cultivar o manjericão há mais ou menos quatro mil anos.  Hoje os maiores cultivos estão na Europa, além de ser sagrado para os indianos.  Também conhecido como basilicão, é um dos temperos mais perfumados que existe. Existem vários tipos de folhagem, por isso torna-se charmoso para a decoração.  Assim como o orégano é bem utilizado em massas e pizzas. Agora o melhor: é diurética, altamente digestiva, bom para gripe, além de estimular o aumento do leite materno.
                                                               AÇAFRÃO
Originário do Mediterrâneo, o açafrão com certeza é uma ão é só das mais importantes ervas utilizadas na culinária e com propriedades medicinais muito importantes. Diferente das ervas, o açafrão é um pigmento amarelo que existe dentro de uma flor chamada Crocus Sativus.  É uma das especiairias mais caras do mundo.  Imagine que para um kilo de açafrão, são necessárias pelo menos 150.000 flores.  Loucura, né.  Mais vale a pena! O açafrão não é só utilizado na culinária.  Tem várias propriedades benéficas à saúde.  É utlizado contra o câncer, auxilia em tratamentos anti depressivos, alivia asma, cólicas, é diurético, combate insônia, etc. São muitos os benefícios.  Eu uso direto.  Experimente!

ALECRIM
 O alecrim também vem do Mediterraneo, chegando ao Brasil na época da colonização. É sem dúvida o mais perfumado dos temperos.  De sabor bem forte, o alecrim é bem tolerado no preparo de carnes brancas, principalmente em aves.  Além de ser bem gostoso e cheiroso, também é altamente benéfico para a nossa saúde. Lá vai: é diurético, fitoterápico, equilibra a pressão arterial, auxilia no tratamento também de dores reumáticas, gota, além de acelera a digestão, facilita a menstruação e tem ação sedativa.

Bom eu citei apenas esses três temperos.  Mais existe uma infinidade de especiarias, ervas, grãos, que são de suma importância para a culinária e como podemos ver para a saúde também.  Esses temperos dão sabores deliciosos aos pratos, fazendo com que a gente use menos sal e produtos condimentados, melhorando a qualidade de nossa comida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário