Receitinhas

PÃO DE FORMA CASEIRO
Olhem que coisa linda esse meu pão de forma caseiro.  Fica delicioso, macio, fofo, fofo. Dura pelo menos uma semana sem endurecer. Meio adocicado, fica bem com recheios doces e salgados.  Experimente, aí vai a receita.

 
INGREDIENTES:

01 Xícara (chá) leite morno
02 ovos
1/2” xícara óleo
03 colheres (sopa) açúcar
01 colher (café) sal
02 tabletes fermento p/pão
03 xícaras (chá) farinha trigo
 
MODO DE FAZER:
Bata no liquidificador o leite morno, os ovos, o óleo e o fermento esfarelado. Adicione o açúcar e o sal e bate novamente. Retire do liquidificador, coloque em uma tigela e adicione a farinha. Mexa bem até formar uma massa lisa. Quando começar a fazer bolhas grandes, está no ponto. Despeje em uma forma de bolo inglês, untada e deixe crescer mais ou menos o dobro. Leve ao forno pré aquecido e deixe assar por mais ou menos 20 min ou até que doure.

CREMINHO VEGETAL
Essa é pra quem gosta de vegetais e de sabores diferentes.  Estava fritando uns filezinhos de peixe e  deu uma vontade de fazer um creminho para acompanhar.  Eu adoro cremes, pastas e afins...  Então resolvi inventar.  Abri a geladeira e achei aspargos, alho poró e champignon.  Foi isso!
Anotem, é fácil e rápido de fazer:
150 a 200gr (um vidrinho) de aspargos
100 gr de champignon
01 alho poró
02 colheres de sopa de margarina
1/2 xícara de farinha de trigo
01 vidro pequeno de leite de coco
03 dentes de alho amassados
01 cebola pq bem picadinha
01 pitadinha de noz moscada.

Bom, vamos começar fazendo um creme branco um pouco diferente.  Refogue o alho e a cebola na manteiga.  Antes de dourar totalmente, acrescente a farinha e continue dourando. Acrescente o leite de coco. Caso precise pode completar com leite comum para obter um creme nem muito espesso e nem muito ralo. cozinhe e reserve. Enquanto isso, bata no liquidificador os vegetais (aspargos, champignon e alho poró).  Misture ao creme e cozinhe.
Prontinho, é só se deliciar. O sabor que prevalece nesse creme é do aspargo.  Pra quem gosta.... Maravilhoso!



 SUFLÊ DE ESPINAFRE
Esta receita é uma delícia.  Além de ser rápida e prática, os ingredientes são bem fáceis e todo mundo tem em casa.
Anote aí os ingredientes:
- 02 molhos de espinafre cozidos e bem picados
- 03 gemas
- 03 claras em neve
- 03 colheres de margarina
- 02 colheres farinha de trigo
- 02 xic. de leite morno
- Creme de leite
- Caldo a gosto diluído (carne ou galinha)
- Queijo ralado
Cozinhe o espinafre no próprio vapor, pique bem picadinho e reserve.  Em uma panela vamos dourar a farinha de trigo na margarina.  Vamos diluir no leite morno, um tablete de caldo de sua preferência.  Eu uso o de galhinha que tem um sabor mais suave. Vamos misturar essa diluição na farinha dourada, fazendo um molho branco. Deixe engrossar.  Vamos retirar do fogo e vamos misturar: as gemas, um pouco de creme de leite e o queijo ralado. Misture bem e depois acrescente o espinafre e as claras em neve.  Vamos colocar essa mistura em uma forma de sua preferência untada com margarina, e levar ao forno bem quente por pelo menos 40 minutos.  Ah não esqueça de salpicar um pouco de parmesão para gratinar.
Bom proveito!

Um comentário: