segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MOQUECA: BAIANA OU CAPIXABA????

Bom, sabemos que existe uma longa batalha na origem da moqueca de peixe.  Os baianos afirmam que o cozido nasceu lá.  Porém os capixabas batem o pé que esse delicioso prato nasceu no Espirito Santo.  A história é bem longa, e alguns fatos acabam confirmando que a origem da moqueca, lá nos primórdios realmente é capixaba.  Bom, discussões à parte, pouco importa a origem da moqueca, o que importa é saber que esse prato maravilhoso é bem brasileiro, e que podemos prepará-lo de várias maneiras, se adequando aos temperos de cada estado.  Sabemos que a moqueca capixaba não leve nem dendê, nem leite de coco e nem pimentão.  Lá, eles usam óleo de urucum e azeite doce.  Eu prefiro a receita tradicional baiana, que eu aprendi com um cozinheiro legítimo baiano. Sem mistério e ingredientes fáceis, essa receita é deliciosa e bem fácil de fazer.  Anote aí:
O peixe fica a escolha do freguês.  Na Bahia, o povo faz moqueca de qualquer peixe.  Aqui no Rio, utilizamos mais os peixes grandes com cartilagem, sem espinhas.
Nessa receita eu usei:
01 kg de dourado em postas
04 cebolas grandes em rodelas
03 pimentões grandes em rodelas
04 tomates grandes em rodelas
03 molhos de coentro picados
01 molho de salsa e cebolinha picadas
02 vidros pequenos de leite de coco
Dendê a gosto
Eu tempero o peixe com suco de limão, alho picado, pimenta do reino e sal.
Em uma panela de barro ou de sua preferência, unte o fundo com um pouco de azeite de dendê. Separe os temperos em rodelas em duas partes iguais.  Arrume cebolas em rodelas cubrindo todo o fundo da panela. Por cima coloque os tomates e logo depois o pimentão. Arrume as postas do peixe, se der uma ao lado da outra, e repita o primeiro processo, colocando os temperos restantes:  a cebola, o tomate e o pimentão. Salpique o coentro e a salsa, regue com mais um pouco de dendê e o leite de coco.  Pronto e só colocar no fogo brando e esperar.  Eu conheço quando está pronto só de olhar os temperos bem cozidos. O peixe já estará pronto.
 

Sirva bem quentinho, com arroz branco e um pirãozinho bem gostoso como esse aí ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário