sábado, 16 de novembro de 2013

FESTIVAL DE RISOTO! QUE DELÍCIA DE ARROZ!

Sem dúvida o risoto é um dos pratos mais versáteis e práticos da culinária.  Pode ser servido tanto como prato principal, como acompanhamento.  Risoto, que significa "arrozinho", tem sua origem do norte da Itália.  Dizem que em 1574, um artista chamado Valerio Di Fiandra, criou o primeiro risoto no casamento de sua filha, quando deixou cair açafrão no arroz da festa.  Todos adoraram!
Bom, histórias à parte, o que importa é que essa delícia pode ser feita do jeito que você quiser.  Eu faço risoto de quase tudo.  Camarão, carne, legumes, ervas... Mais o que eu mais adoro é o de bacalhau.  E modéstia à parte, esse eu faço com primor.
O risoto pra sair perfeito, precisa de alguns segredinhos.  Mais nada muito difícil.  O arroz, claro tem que ser especial e próprio, como o arbório.  Outra coisa que eu não abro mão, é o caldo do cozimento.  Eu só uso de legumes que eu mesma faço em casa.  Nada de caldo industrializado, hein.  Bom, vamos à receita?
Essa receita rende até 04 porções.
 - 02 xícaras de arroz arbório.  (  Importante: não lave o arroz, ok?)
 - 02 colheres de sopa de manteiga
 - 01 xícara de vinho branco
 - 01 xícara de cebola picada
 - Caldo de legumes
 - Azeite, sal e pimenta a gosto.
Refoque a cebola no azeite e na mateiga.  Coloque o arroz e frite um pouco.  Acrescente o vinho e deixe evaporar.  Acerte o sal.  Depois vá adicionando o caldo até que o arroz fique cremoso, com uma textura firme, sem estar cru. (Outro segredo, é nunca parar de mexer seu arroz.  Esse processo libera o amido, fazendo com que o risoto fique com a cremosidade característica.)   Acerte o sal, acrescente manteiga, parmesão e o recheio que você preparou.  Neste caso o bacalhau.
Para o recheio:
 - 500g de bacalhau (dessalgado, cozido e em lascas médias)
 - Cebola picada, alho picado, alho poró em rodelas, tomate picado, pimentão picado, salsa e coentro 
    picadinhos.
 - Manteiga e azeite para o refogado
 - Leite de coco pra finalizar.
Refoque todos temperos no azeite e na manteiga.  Acrescente o bacalhau e deixe cozinhar por alguns minutos.  Acerte o sal a pimenta do reino e finalize com o leite de coco, deixando a mistura bem cremosa. Acrescente ao seu arroz e sirva bem quentinho.  DIVINO!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário