domingo, 2 de março de 2014

RETORNO

Olá pessoal,
Estive afastada do blog por alguns longos meses.  Mais estou de volta com novas receitas e curiosidades.  Espero que não tenham me esquecido.  rsrs
E pra começar, gostaria de falar sobre um prato não muito conhecido dos brasileiros, mais que é muito saboroso e fácil de fazer.  Estou falando do CEVICHE.  O Ceviche é um prato muito tradicional do Peru, mais com ingredientes bem brasileiros.  Há pelo menos 2000 anos atrás, o ceviche surgiu do preparo de peixe fresco que era "cozido" no suco de uma fruta local.  Quando chegaram os espanhóis, foram acrescentadas a laranja azeda e a cebola.  Em meados do século XX, trocaram a laranja pelo limão suave.  O Ceviche é tão importante na cultura peruana, que é considerado patrimônio cultural e tem até dia.  No final de junho se comemora o dia internacional do Ceviche.
Bom, vamos ao que interessa.  Vou escrever uma receita que é tradicional e simples de fazer. O importante é saber que o segredo do ceviche é um bom peixe de carne branca, que tenha sabor suave e carne bem macia.  Eu só faço com o linguado, mais o robalo e badejo ficam ótimos.
As quantidades vou deixar a escolha.  Mais aí vai:
500 g de filé de peixe branco; suco de limão siciliano; 01 cebola roxa (cortada muito muito fina); 02 dentes alho (amassados), noz moscada, coentro e cominho (opcional).
Corte os filés em pedaços pequenos (cubos ou lascas).  Em uma tigela, coloque sal a gosto e cubra o peixe com o suco do limão por 15 minutos.  Acrescente a cebola, o alho e os demais ingredientes.  Deixe agir por no mínino 30 min.  Quanto mais tempo ficar marinando, mais cozido o peixe ficará. Um obs: Se quiser usar o limão tahiti, é bom misturar um pouco de água na marinada, pois ele é muito ácido.  Por isso uso o siciliano, por ser mais suave.  Na tradição peruana, serve-se o ceviche com batata doce e milho cozido.
Pronto, é só degustar e se deliciar.

Um comentário:

  1. Oiiiiii desculpa invadir seu espaço. Já sou seguidora do blog já tem um tempo e sempre passo por aqui. Fico feliz que você retornou ao blog.
    Hoje vim pedir um favor, vota na foto da minha filha no facebook.
    É muito importante para mim ganhar essa promoção.

    https://www.facebook.com/busuucom?sk=app_451684954848385&brandloc=DISABLE&app_data=chk-5314b9f3eb98d%2Cview-vote%2Cfor-2072168

    Dá essa força. Obrigada.

    http://blogdalu2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir