sábado, 31 de janeiro de 2015

CUZCUZ MARROQUINO.

Eu e minhas curiosidades.  Uma historinha acompanhada de uma receitinha.  Hoje vou falar do cuz cuz marroquino.  Essa mistura de sêmola de cereais e trigo, é originária de uma região do norte da África chamada Magrebe. Prato nacional na Tunísia, Marrocos, Líbia e Argélia é servido pelos palestinos em datas especiais, misturado com legumes cozidos.  Existem relatos sobre o cuzcuz há pelo menos duzentos anos antes de Jesus.  Aqui no Brasil ficou bem popular, sendo preparado de diversas maneiras, com vários acompanhamentos dependendo da região.  Ele pode servir de acompanhamento e ser preparado de maneira bem simples.  Pode se transformar em um prato principal se for acrescentado vários ingredientes a gosto.  Eu gosto de inventar.  Aí vai a minha receitinha:
1 xícara de cuzcuz marroquino.
1 xícara de água fervente
alho frito, cebola desidratada, salsa, cebolinha e azeite.
Arrume o cuzcuz em uma travessa para servir. Acrescente a água e deixe crescer por uns 10 min.  Acrescente um pouco do alho, da cebola, da salsa e do azeite, acrescente um pouco de sal e mexa. Eu gosto de colocar um fio de azeite.
Para "acompanhar" eu refoguei uns camarões na manteiga clarificada, com alho, cebola, cebolhinha, aipo e leite de côco.
Delícia!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário