sábado, 12 de dezembro de 2015

MINESTRONE: SOPA MÁGICA!

A Minestrone é a sopa tradicional e nacional na Itália. O nome significa sopão, por ser feita com uma grande variedade de legumes, carne e macarrão.  Essa é a base da Minestrone, mais não existe uma regra e ingredientes fixos.  Em alguns lugares se usa o presunto, outras fazem com carne vermelha ou frango e até bacon é muito comum. Os legumes podem ser os da época.  A massa pode ser qualquer macarrão para sopa: ave maria, rigatone, e tem gente que faz até com o espaguete.  O importante é que ela tenha o carboidrato, a proteína e o legumes. 
A minha receita é bem tradicional e muito antiga. Como eu resolvi fazer em cima da hora, usei o que tinha em casa. Aí vão os ingredientes:
1 litro de caldo de carne. (Eu costumo fazer meus caldos, mais na falta de tempo, dissolvi um tablete  de caldo industrializado)
300g de peito de peru defumado (como não tinha nenhuma carne descongelada e nem o bacon, recorri ao peru mesmo)
1 maço de espinafre picado
03 ou 04 buquês de brócolis
01 cenoura média em rodelas finas
01 abobrinha italiana média em rodelas finas
 06 ou 07 vagem macarrão cortada em rodelas médias
01 cebola cortada em lâminas
03 colheres de manteiga
Salsa e coentro picadinhos
O macarrão eu usei o borboleta (também chamado gravatinha), mais ou menos 250g.
Sal e pimenta.
Refogue a cebola na manteiga até dourar (sem queimar), adicione a cenoura, a abobrinha, a vagem, o brócolis e o peito de peru. Continue refogando. Adicione o caldo de carne, o espinafre, a salsa e o coentro. Quando ferver adicione o macarrão, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até o macarrão ficar "al dente" (cozido, porém ainda resistente). Eu coloco também um fio de um bom azeite. Essa sopa é bem nutritiva e deliciosa. Refeição completa.  E essa minha versão com peito de peru, ficou deliciosa e bem light! Experimente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário