domingo, 17 de janeiro de 2016

MÚSCULO AO CURRY!!

O colágeno é uma substância rica em proteínas e aminoácidos, responsável pela saúde dos músculos, pele, cabelos e também pelos ossos.Nosso organismo produz o colágeno, porém a partir dos trinta anos, o corpo humano diminui a produção do colágeno. Uma das maiores fontes naturais de colágeno é o MÚSCULO. Esse corte do boi, não muito apreciado pela grande maioria das pessoas, é riquíssimo em colágeno. Eu mesma, sempre fiz cara feia, mais depois de descobrir como faz bem, passei a consumir.  O negócio é inventar. Aquele músculo que as vovós faziam, cozido com legumes, realmente não tinha uma aparência muito boa. Esqueça. Eu incrementei o meu músculo. Dourei, fiz um molho picante e cremoso. Ficou uma delícia!  Segue a receita fácil, fácil.
Não tem quantidade certa de ingredientes.  É quase tudo a gosto.
Limpe o músculo, retirando aquela pele grossa. Como é uma carne um pouco dura e consistente, primeiro cozinho na panela de pressão com água, um pouco de sal, cebola, pimentão, tomate e louro. Quando pegar pressão, cozinhe por pelo menos uns 40 min. Corte a carne em cubos, como se fosse um strogonoff.  Em uma panela, doure uma cebola em fatias finas no óleo de coco (use o que preferir). Acrescente 01 dente de alho amassado, salsinha e azeitonas picadas.  Tempere com sal e pimenta do reino. Eu coloquei também um pouco de açafrão para dar essa cor dourada. Por fim coloque um pouco de curry em pó. Acrescente um pouco da água do cozimento e deixe apurar.  O segredo aqui dessa cremosidade, é só acrescentar 02 colheres de sopa de creme de ricota light. (Pode ser também cream cheese ou requeijão).  Como não usamos farinha para engrossar o caldo, não coloque muita água.
Pronto, fica delicioso. Quem nunca comeu músculo, com certeza vai adorar.

2 comentários:

  1. Boa noite Andrea. Uma ótima prevenção é comer músculo, que maravilha saber!
    Eu sempre utilizo quando faço sopa agora com essa dica que você deu vou fazer mais uso dessa carne em outros pratos.
    Gostei e agradeço por compartilhar.
    Abraços...
    Luandabela.

    ResponderExcluir
  2. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir