segunda-feira, 14 de setembro de 2015

EMULSÃO DE CEBOLA

Um dia desses, estava assistindo a um programa de culinária e vi um chef português bastante famoso, ensinando uma receita de bacalhau fatiado com ovos, batata palha e uma emulsão de cebola.  Adoro bacalhau, mais fiquei encantada com a emulsão, que deu todo o toque ao prato dele. Então resolvi fazer essa maravilha, e não parei mais.  Não tem coisa mais deliciosa, gente.  Fantástico e fácil, fácil de fazer.
Anote aí, a quantidade você pode ir aumentando de acordo com as proporções.  A base é a seguinte:
Para 300gr de cebola, você vai usar: 06 dentes de alho, 200 ml azeite, 100 ml de vinho branco e 04 folhas de louro. Fatie as cebolas em lâminas bem finas, arrume em um refratário, salpique o alho picado, o vinho, 150 ml do azeite e as folhas de louro.  Leve ao forno médio e esqueça por pelo menos 40 minutos, dependendo do seu forno.  O segredo é que a cebola doure tanto que fique bem marrom. Mais de vez em quando mexa para não queimar. Depois, vamos emulsificar essa cebola no mixer, acrescentando devagar os 50 ml restantes do azeite, deixando tudo bem cremoso.  Salgue e sirva.  Muito bom no pão, na torrada, sobre carnes, ou como nessa entradinha que eu fiz com ovinhos de codorna fritinhos na manteiga.
Agora, tem outra coisa maravilhosa nessa receita, o preparo. enquanto a cebola está no forno, você não tem idéia do perfume delicioso que fica a sua cozinha.  A minha vizinha do outro lado da rua fica louca quando eu faço essa emulsão. A mistura do aroma da cebola assando, misturada com o louro e o vinho... nossa! Divino. Experimente fazer!

Um comentário:

  1. Já algum tempo que não vinha ao seu blog, e agora encontrei belas receitas, esta parece a ser bastante fácil e saborosa, também vi as suas fotos muito lindas.Desejo um bom fim de semana.
    Antonio.

    ResponderExcluir